Ivan Mellies Jr.

Instale o controle do portão no farol da moto!

In Mão na massa on 17/04/2011 at 21:00

Instalando  controle do portão eletrônico na moto.

Quem anda de moto sabe como é chato carregar o controle do portão dentro do bolso, mochila, etc. Para facilitar a entrada e a saída em casa (ou onde quiser) fiz uma adaptação bem simples no controle do portão para poder instalá-lo na moto sem se preocupar com a queima ou umidade no mesmo.

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Lita de material:

1 – Caixinha de Tic_tac;

2 – metros de fio (1m vermelho e 1m preto);

1 – Regulador de tensão 12v (CI 7812);

1 – Bisnaga de silicone;

2 – presilhas plásticas tamanho médio.

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Mão na massa:

Esta adaptação no controle remoto de portão eletrônico é bem simples, resume-se em trocar a bateria 12v tradicionalmente utilizada nos controles pela bateria da moto. O diferencial deste “Faça você mesmo” é a utilização do CI 7812 na entrada da alimentação de energia do controle para evitar que uma sobrecarga queime o controle, e a utilização da caixinha de tic-tac para isolar o controle da umidade e da água, que é comum na moto, principalmente em dias de chuva.

Comece soldando o CI 7812 no controle de acordo com o esquema de ligação deste CI:

Ligação_7812Controle frenteControle verso

depois de soldado o CI no controle remoto, faça um furo na tampa da caixa de tic-tac para passar os fios de alimentação do controle e coloque uma das presilhas plástica para prender os fios deixando-os apontados para cima, como na imagem:

Montando controle 1

feito isso, feche a caixa de tic-tac e teste o controle ali dentro ligando os fios vermelho e preto na bateria do controle que era utilizada anteriormente para certificar-se que o mesmo funcionará após lacrar-mos a caixa:

Controle 1Controle 2Controle testado

Agora é só aplicar o silicone e fechar a caixa. Comece aplicando na base do controle, esta aplicação vai se espalhar quando você colocá-lo na caixa e depois de seco vai evitar vibrações do controle na caixa, na sequência, encha a tampinha da caixa de tic-tac de silicone e aplique também nas bordas, para que, quando fechar a caixa o controle fique vedado:

Silicone na baseControle final

Pronto, terminamos com o protetor para controle remoto, aguarde de 2 a 3 dias para que o silicone seque bem antes de instalar, caso faça a instalação com o silicone molhado, as vibrações da moto poderão abrir fissuras e posteriormente entrará água por alí.

Espero ter contribuido, agora é só escolher onde ligar, pode ser na luz alta, ou na chave de sinal de luz, ou até mesmo em uma chave individual no guidão, o importante é que o controle está vedado e protegido contra sobrecorrente.

Saudações, Ivan Mellies Junior.

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  1. Amigo, parabens pelo post, muito bacana, agora fiquei com uma duvida… para acionar o motor do portão não teria que acionar o botão do controle!? Acho que deveria ligar direto retirando o botão, para quando enviar corrente do farol o portão abrir.
    Att

    • Amigo verificando as fotos dos controles modificados verifica se que foi feito um jumper nos pinos do botão de acionamento (( frisando q este é para usar em motos)) mais já encocontra a venda destes para usar junto ao farol original correspondente a marca do motor pois tem motor que não aceita qualquer tipo de controle mesmo que seja de 433,92mhz exp– pecinnin -Rossi- e algums outros tem que ser controle da marca do motor ((so pra ajudar ok))

    • Olá Andrade, sim, existem no mercado os chamados TXcar entre outros, porém a proposta aqui é justamente o “faça você mesmo” que sempre rende boas horas no fim de semana entre proprietário e motocicleta, coisas para quem gosta de fazer, provar e se “gabar” para os amigos que foi você mesmo quem fez. 😉

      Abraço

    • Observe nas imagens que existe um jumper feito no botão para que ele fique sempre acionado. Abraço.

  2. Mas como fazemos pra usar este mesmo circuito no carro, levando em consideração que a tensão do carro é 24Vcc?

    • Boa tarde márcio,

      Não sei qual o seu carro, mas pelo que conheço todos os carros são 12v tambem. Alguns caminhões são 24v.

      Mas enfim, o regulador de tensão (7812) regula entradas de 12,5 até 30 volts e estabiliza em 12v na saida. Ou seja, nada precisa ser alterado.

      Abraço

  3. Esse esquema funciona em qualquer moto ate em moto que tem corrente alternada a minha moto tem corrente alternado que vc me diz o que posso fazer .e eu tenho um tx car .

    • Bom dia, Não sei se você fez uma pergunta ou uma afirmação, mas quando você diz “corrente alternada” imagino que queira dizer “corrente oscilada” que é o que acontece com motos e carros com dínamo, certo? como no fusca, por exemplo. Se for isso, funciona perfeitamente, talvez você tenha que acelerar um pouco a moto para que a voltagem suba um pouco e tenha potência suficiente para acionar o controle. Se a corrente for realmente alternada, precisará incluir um chaveamento (feito com diodos) para transformar a corrente alternada em corrente contínua.

      Abraço

  4. E a perna 10v a 25 é ligada onde

  5. Boa noite, Onde posso encontrar esse regulador de tensão CI 7812? moro em minas gerais.

    • Oi Bruno,

      Em lojas de componentes eletronicos. Voce pode ir em uma eletronica que conserta televisores e radios e perguntar onde é a loja que eles compram as suas peças, com certeza lá terá, pois eles utilizam muitos resistores e reguladores de tensão.

      Abraço

  6. Olá. Primeiramente, parabéns pelo post. Muito bacana…. Só me dê uma ajuda. Existe algum relê que eu possa colocar entre a alimentação e o controle… algo que ele fique acionado por alguns segundos e desligue, mesmo que os faróis continuem acesos ?

    • Bom dia Pedro Henrique,

      Em lojas de componentes eletrônicos você encontra pronto circuitos temporizadores de baixa corrente, que são baratíssimos e compactos e podem ser usados em conjunto com este circuito do controle do portão.

      Posso projetar um desses e fazer um novo post, mas estou na correria de final de faculdade (TCC) e não consigo te fornecer este projetinho no momento. Tente pesquisar na net “circuito temporizador de 5 segundos”, vai aparecer muitas opções, ou verifique em alguma loja de componentes eletrônicos aí na sua cidade, se mesmo assim você não conseguir, avisa a gente que tentamos te ajudar mais pra frente.

      Abraço e obrigado.

  7. Meu camarada, vc e os amigos tiraram todas minhas duvidas, vleu!

  8. Parabéns cara, essa sua esplicação, vamos dizer tutorial ficou “da hora” e não como não se perder na prática. Fiz a instalação e está tudo a “pampa”, corresponde tudo ok. É só um comentario para parabenizar vc….um abraço, vlw.

  9. Esta queimando amigo porque não se pode usar o relay do farol alto e sim o comnado de pisca para cambear o farol, porque se você usar o farol alto o controle ficará acionado por muito tempo e queimará, outra solução é você isntalar isto na buzina já que a mesma não fica acionada direto…

    • Oi Carlos,

      Pela data do post você pode observar a quanto tempo eu uso o controle nas minhas motos. Este esquema estava na minha Virago 535, passou para a Drag Star e neste fim de semana re-instalei na minha nova V-strom 650 e continua funcionando.

      Eu tenho 2 controles (de casa e do ap da praia) no mesmo circuito e ambos ainda funcionam sem nenhum problema. Ainda ontem andei mais de 100km em estradão de barro fim do dia com a luz alta acesa (quase 2 horas) e ainda continuam integros.

      O controle não deveria esquentar, mesmo acionado por horas, pois está com a tensão regulada para a minima exigida pelo circuito dele (12v), por isso usamos o CI 7812. Coloque um resistor 680 ohms (1watt) na saida 12v do CI que isso deve reduzir a corrente consideravelmente, caso o controle não funcione, vá reduzindo a resistência até chegar na corrente boa para o controle.

      Abraço

  10. No meu caso o regulaor começou a esquentar. Oque fasso?

  11. Amigos o acionador e a chave do farol do carro pois quando vc pisca a luz alta do veiculo o controle entra em funcionamento mais para usar controle comun nao esqueça de fechar curto nos terminais do botao do controle remoto para q o mesmo fique acionado direto e quando vc piscar o farol alto o controle funcione
    ((MENCIONANDO QUE TA DE PARABEMS ESTE POST DO AMIGO IVAN MELLIES

  12. Obs.: o CI é de acordo com a Carga (volts) do controle remoto. por exemplo: se o controle remoto usa uma bateria de 9 V, deve-se adquiri um Regulador pra 9V e nao 12V.

  13. Ei amigo, vc esqueceu de mencionar como será acionado o botao de abrir e o de fechar o portao… pelo que eu pude observar, esses dois botões ficaram isolados de qualquer contato externo…??????!!!!!!!!

    • Correto Jhonatan, esqueci de mencionar. Na verdade, no meu controle eu apenas dei um curto no botão com um ponto de solda onde ele fica sempre “pressionado” daí liguei a alimentação nos fios da luz alta. Abraço.

  14. Excelente post.
    Já instalei 2 vezes controles na minha moto, e das duas vezes ele queimou.
    Não entendo de elétrica de motos, mas vendo agora a dica do CI acabei de entender
    que eles queimaram porque a tensão não é regulada.
    Vou fazer de novo e agora estou certo que vai funcionar indefinidamente.

    • observe a carga (volts) do controle remoto pra adquirir o regulador…rs rs

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