Ivan Mellies Jr.

Instale o controle do portão no farol da moto!

In Mão na massa on 17/04/2011 at 21:00

Instalando  controle do portão eletrônico na moto.

Quem anda de moto sabe como é chato carregar o controle do portão dentro do bolso, mochila, etc. Para facilitar a entrada e a saída em casa (ou onde quiser) fiz uma adaptação bem simples no controle do portão para poder instalá-lo na moto sem se preocupar com a queima ou umidade no mesmo.

————-

Lita de material:

1 – Caixinha de Tic_tac;

2 – metros de fio (1m vermelho e 1m preto);

1 – Regulador de tensão 12v (CI 7812);

1 – Bisnaga de silicone;

2 – presilhas plásticas tamanho médio.

—————

Mão na massa:

Esta adaptação no controle remoto de portão eletrônico é bem simples, resume-se em trocar a bateria 12v tradicionalmente utilizada nos controles pela bateria da moto. O diferencial deste “Faça você mesmo” é a utilização do CI 7812 na entrada da alimentação de energia do controle para evitar que uma sobrecarga queime o controle, e a utilização da caixinha de tic-tac para isolar o controle da umidade e da água, que é comum na moto, principalmente em dias de chuva.

Comece soldando o CI 7812 no controle de acordo com o esquema de ligação deste CI:

Ligação_7812Controle frenteControle verso

depois de soldado o CI no controle remoto, faça um furo na tampa da caixa de tic-tac para passar os fios de alimentação do controle e coloque uma das presilhas plástica para prender os fios deixando-os apontados para cima, como na imagem:

Montando controle 1

feito isso, feche a caixa de tic-tac e teste o controle ali dentro ligando os fios vermelho e preto na bateria do controle que era utilizada anteriormente para certificar-se que o mesmo funcionará após lacrar-mos a caixa:

Controle 1Controle 2Controle testado

Agora é só aplicar o silicone e fechar a caixa. Comece aplicando na base do controle, esta aplicação vai se espalhar quando você colocá-lo na caixa e depois de seco vai evitar vibrações do controle na caixa, na sequência, encha a tampinha da caixa de tic-tac de silicone e aplique também nas bordas, para que, quando fechar a caixa o controle fique vedado:

Silicone na baseControle final

Pronto, terminamos com o protetor para controle remoto, aguarde de 2 a 3 dias para que o silicone seque bem antes de instalar, caso faça a instalação com o silicone molhado, as vibrações da moto poderão abrir fissuras e posteriormente entrará água por alí.

Espero ter contribuido, agora é só escolher onde ligar, pode ser na luz alta, ou na chave de sinal de luz, ou até mesmo em uma chave individual no guidão, o importante é que o controle está vedado e protegido contra sobrecorrente.

Saudações, Ivan Mellies Junior.

*** Não esqueça de comentar, compartilhar, twittar e disseminar este conhecimento!

  1. Olá boa noite mestre Ivan.
    Eu instalei na minha moto e funcionou perfeitamente mas ao invés de utilizar a liz alta instalei um botão separado.
    Meu problema agora é que Onde moro existem dois portões e fiquei na dúvida como poderia proceder para utilizar o sistema… como poderia montar. Tendo em vista que não gostaria de instalar dois controles na moto. E sim utilizar um mesmo sistema para ambos. Os portões estão em uma distância não muito grande meu maior medo seria que no momento de acionar um o outro já entraria em funcionamento também… gostaria de alguma dica para fazer funcionar o controle com a abertura de ambos os portões sem que o outro sofra interferência…
    Abraços

    • Bom dia Cristiano,
      Onde moro atualmente também existem dois portões e pelo que tenho observado em outros condomínios por aqui é que sempre que existem 2 portões, o controle remoto também tem dois botões diferentes para abrir cada um deles. Imagino que o seu controle também tinha dois botões e cada um servia para abrir um portão, pois como você relatou, eles são próximos e qualquer sistema diferente não faria sentido.
      Tendo isso em mente, penso que foi bom você ter colocado um botão ao invés de ligar na luz, isso te dá duas possibilidades:
      1- puxar um fio do outro botão do controle, e colocar outro botão no guidão, daí você terá um botão no guidão para cada portão. Opção mais prática.
      2- puxar um fio do outro botão do controle, e colocar no guidão um botão de três estágios (esquerda, meio, direita), desta forma, terás apenas um botão no guidão e cada estágio (esquerda ou direita) funcionará para um portão.(tipo: para esquerda abre portão A, para direita abre portão B). Mas preste atenção, não é um botão do tipo paralelo, é um botão com três estágios separados, se não, seu controle ficará ligado direto em uma das posições e isso poderá causar problemas. Opção mais difícil de achar.

      Espero ter ajudado. Não esqueça de postar o resultado aqui para o pessoal.

      Abraço

  2. Até hoje não consegui fazer isso funcionar na minha moto é uma titan 2014 todos que eu pergunto diz que não tem jeito so instalando uma chave aparte, assim eu não quero gostaria que aleguem me desse umas dicas desde já agradeço.

    • Olá Sivaldo. Penso que você consiga instalar no botão de farol alto da sua CG sim. O que acontece as vez é que, o farol da CG funciona com corrente alternada e este projeto utiliza corrente contínua.

      Para corrigir isso, basta você fazer uma pequena “ponte retificadora” para transformar essa corrente alternada em corrente continua antes dela chegar no controle remoto. É um projeto bem simples e com componentes super em conta.

      Seguem algumas sugestões de projeto:
      http://www.electronica-pt.com/diodos-rectificadores
      ou este:
      http://lusorobotica.com/index.php?topic=1249.0

      Depois poste aqui os resultados… Abraço, Ivan

  3. Obrigado Ivan, vou fazer os testes e te aviso.

    • Ivan, acabei de montar um modelo e está funcionando perfeitamente, depois de 30 s, ele desliga o controle.

      utilizei o LM555

      segue o link

      fiz a seguinte alteração:

      No lugar do resistor 10k usei um de 33k
      No lugar do capacitor de 10uf usei um de 47uf
      No lugar do resistor 220k usei um RT560k
      Na saida 3 do LM555 coloquei um Resistor 330

      com essa alteração o controle irá funcionar em time de 30s. se você manter o farol auto ligado o controle desliga após os 30s
      qualquer duvida estou a disposição

    • Muito bom, é bem fácil mesmo. Fico contente que deu tudo certo. Esse 555 faz muuuiita coisa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 498 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: