Ivan Mellies Jr.

Instale o controle do portão no farol da moto!

In Mão na massa on 17/04/2011 at 21:00

Instalando  controle do portão eletrônico na moto.

Quem anda de moto sabe como é chato carregar o controle do portão dentro do bolso, mochila, etc. Para facilitar a entrada e a saída em casa (ou onde quiser) fiz uma adaptação bem simples no controle do portão para poder instalá-lo na moto sem se preocupar com a queima ou umidade no mesmo.

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Lita de material:

1 – Caixinha de Tic_tac;

2 – metros de fio (1m vermelho e 1m preto);

1 – Regulador de tensão 12v (CI 7812);

1 – Bisnaga de silicone;

2 – presilhas plásticas tamanho médio.

—————

Mão na massa:

Esta adaptação no controle remoto de portão eletrônico é bem simples, resume-se em trocar a bateria 12v tradicionalmente utilizada nos controles pela bateria da moto. O diferencial deste “Faça você mesmo” é a utilização do CI 7812 na entrada da alimentação de energia do controle para evitar que uma sobrecarga queime o controle, e a utilização da caixinha de tic-tac para isolar o controle da umidade e da água, que é comum na moto, principalmente em dias de chuva.

Comece soldando o CI 7812 no controle de acordo com o esquema de ligação deste CI:

Ligação_7812Controle frenteControle verso

depois de soldado o CI no controle remoto, faça um furo na tampa da caixa de tic-tac para passar os fios de alimentação do controle e coloque uma das presilhas plástica para prender os fios deixando-os apontados para cima, como na imagem:

Montando controle 1

feito isso, feche a caixa de tic-tac e teste o controle ali dentro ligando os fios vermelho e preto na bateria do controle que era utilizada anteriormente para certificar-se que o mesmo funcionará após lacrar-mos a caixa:

Controle 1Controle 2Controle testado

Agora é só aplicar o silicone e fechar a caixa. Comece aplicando na base do controle, esta aplicação vai se espalhar quando você colocá-lo na caixa e depois de seco vai evitar vibrações do controle na caixa, na sequência, encha a tampinha da caixa de tic-tac de silicone e aplique também nas bordas, para que, quando fechar a caixa o controle fique vedado:

Silicone na baseControle final

Pronto, terminamos com o protetor para controle remoto, aguarde de 2 a 3 dias para que o silicone seque bem antes de instalar, caso faça a instalação com o silicone molhado, as vibrações da moto poderão abrir fissuras e posteriormente entrará água por alí.

Espero ter contribuido, agora é só escolher onde ligar, pode ser na luz alta, ou na chave de sinal de luz, ou até mesmo em uma chave individual no guidão, o importante é que o controle está vedado e protegido contra sobrecorrente.

Saudações, Ivan Mellies Junior.

*** Não esqueça de comentar, compartilhar, twittar e disseminar este conhecimento!

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  1. Esse esquema funciona em qualquer moto ate em moto que tem corrente alternada a minha moto tem corrente alternado que vc me diz o que posso fazer .e eu tenho um tx car .

    • Bom dia, Não sei se você fez uma pergunta ou uma afirmação, mas quando você diz “corrente alternada” imagino que queira dizer “corrente oscilada” que é o que acontece com motos e carros com dínamo, certo? como no fusca, por exemplo. Se for isso, funciona perfeitamente, talvez você tenha que acelerar um pouco a moto para que a voltagem suba um pouco e tenha potência suficiente para acionar o controle. Se a corrente for realmente alternada, precisará incluir um chaveamento (feito com diodos) para transformar a corrente alternada em corrente contínua.

      Abraço

  2. E a perna 10v a 25 é ligada onde

  3. Boa noite, Onde posso encontrar esse regulador de tensão CI 7812? moro em minas gerais.

    • Oi Bruno,

      Em lojas de componentes eletronicos. Voce pode ir em uma eletronica que conserta televisores e radios e perguntar onde é a loja que eles compram as suas peças, com certeza lá terá, pois eles utilizam muitos resistores e reguladores de tensão.

      Abraço

  4. Olá. Primeiramente, parabéns pelo post. Muito bacana…. Só me dê uma ajuda. Existe algum relê que eu possa colocar entre a alimentação e o controle… algo que ele fique acionado por alguns segundos e desligue, mesmo que os faróis continuem acesos ?

    • Bom dia Pedro Henrique,

      Em lojas de componentes eletrônicos você encontra pronto circuitos temporizadores de baixa corrente, que são baratíssimos e compactos e podem ser usados em conjunto com este circuito do controle do portão.

      Posso projetar um desses e fazer um novo post, mas estou na correria de final de faculdade (TCC) e não consigo te fornecer este projetinho no momento. Tente pesquisar na net “circuito temporizador de 5 segundos”, vai aparecer muitas opções, ou verifique em alguma loja de componentes eletrônicos aí na sua cidade, se mesmo assim você não conseguir, avisa a gente que tentamos te ajudar mais pra frente.

      Abraço e obrigado.

  5. Meu camarada, vc e os amigos tiraram todas minhas duvidas, vleu!

  6. Parabéns cara, essa sua esplicação, vamos dizer tutorial ficou “da hora” e não como não se perder na prática. Fiz a instalação e está tudo a “pampa”, corresponde tudo ok. É só um comentario para parabenizar vc….um abraço, vlw.

  7. Esta queimando amigo porque não se pode usar o relay do farol alto e sim o comnado de pisca para cambear o farol, porque se você usar o farol alto o controle ficará acionado por muito tempo e queimará, outra solução é você isntalar isto na buzina já que a mesma não fica acionada direto…

    • Oi Carlos,

      Pela data do post você pode observar a quanto tempo eu uso o controle nas minhas motos. Este esquema estava na minha Virago 535, passou para a Drag Star e neste fim de semana re-instalei na minha nova V-strom 650 e continua funcionando.

      Eu tenho 2 controles (de casa e do ap da praia) no mesmo circuito e ambos ainda funcionam sem nenhum problema. Ainda ontem andei mais de 100km em estradão de barro fim do dia com a luz alta acesa (quase 2 horas) e ainda continuam integros.

      O controle não deveria esquentar, mesmo acionado por horas, pois está com a tensão regulada para a minima exigida pelo circuito dele (12v), por isso usamos o CI 7812. Coloque um resistor 680 ohms (1watt) na saida 12v do CI que isso deve reduzir a corrente consideravelmente, caso o controle não funcione, vá reduzindo a resistência até chegar na corrente boa para o controle.

      Abraço

  8. No meu caso o regulaor começou a esquentar. Oque fasso?

  9. Amigos o acionador e a chave do farol do carro pois quando vc pisca a luz alta do veiculo o controle entra em funcionamento mais para usar controle comun nao esqueça de fechar curto nos terminais do botao do controle remoto para q o mesmo fique acionado direto e quando vc piscar o farol alto o controle funcione
    ((MENCIONANDO QUE TA DE PARABEMS ESTE POST DO AMIGO IVAN MELLIES

  10. Obs.: o CI é de acordo com a Carga (volts) do controle remoto. por exemplo: se o controle remoto usa uma bateria de 9 V, deve-se adquiri um Regulador pra 9V e nao 12V.

  11. Ei amigo, vc esqueceu de mencionar como será acionado o botao de abrir e o de fechar o portao… pelo que eu pude observar, esses dois botões ficaram isolados de qualquer contato externo…??????!!!!!!!!

    • Correto Jhonatan, esqueci de mencionar. Na verdade, no meu controle eu apenas dei um curto no botão com um ponto de solda onde ele fica sempre “pressionado” daí liguei a alimentação nos fios da luz alta. Abraço.

  12. Excelente post.
    Já instalei 2 vezes controles na minha moto, e das duas vezes ele queimou.
    Não entendo de elétrica de motos, mas vendo agora a dica do CI acabei de entender
    que eles queimaram porque a tensão não é regulada.
    Vou fazer de novo e agora estou certo que vai funcionar indefinidamente.

    • observe a carga (volts) do controle remoto pra adquirir o regulador…rs rs

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